Bruxelas adverte para aceleramento do fosso salarial entre homens e mulheres

| Economia

A Comissão Europeia alertou hoje Portugal para o aceleramento do fosso salarial entre homens e mulheres, por ocasião da adoção do "pacote de inverno de semestre europeu" de coordenação de políticas económicas.

No relatório sobre Portugal divulgado no âmbito do "pacote de inverno do semestre europeu", o executivo comunitário nota que a diferença na percentagem de empregabilidade entre homens e mulheres ascendeu a 6,8% em 2016, ainda assim abaixo da média europeia, e que o fosso salarial entre géneros chegou aos 17,8% em 2015.

Bruxelas destaca ainda que o fosso salarial é maior entre os indivíduos com os níveis de educação superior.

Também hoje o Eurostat divulgou que Portugal foi o país da União Europeia (UE) em que o fosso salarial entre homens e mulheres mais cresceu entre 2011 e 2016, num total de 4,6%.

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, entre 2011 e 2016, o fosso salarial entre homens e mulheres em Portugal cresceu 4,6%, situando-se em 2016 nos 17,5%, menos 0,3% do que no ano anterior.

Portugal é um dos dez Estados-membros em que a diferenciação salarial de género subiu no período em análise, sendo seguido de perto pela Eslovénia (4,5%).

Ainda assim, o fosso salarial dentro da UE decaiu 0,6% dos 16,8% em 2011 para os 16,2% em 2016.

 

 

A informação mais vista

+ Em Foco

O Conselho Europeu informal de Salzburgo tem em cima da mesa dossiers sensíveis, com a imigração e o Brexit no topo da agenda. A RTP preparou um conjunto de reportagens especiais sobre esta cimeira.

    Nas eleições primárias, alguns dos mais conceituados senadores democratas foram vencidos por candidatos mais jovens, progressistas e, alguns deles, socialistas.

      Em 1995, dois estudantes desenvolveram um motor de pesquisa. Dois anos depois, Andy Bechtolsheim passou um cheque no valor de 100 mil dólares. Nesse dia, fez-se história: a Google nasceu.

        A Austrália enfrenta a maior seca de que há memória, afetando agricultores e criação de gado.