Bruxelas propõe suspensão de Procedimento por Défice Excessivo a Itália

por RTP
Anúncio feito pelo comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, durante uma conferência de imprensa Reuters

Foi suspensa a proposta de Procedimento por Défice Excessivo à Itália. O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, explicou que a decisão foi tomada depois de Roma ter adotado um orçamento que corrige os desvios apontados.

"São boas notícias para a Itália", disse Moscovici em conferência de imprensa.

De acordo com este responsável, com base nos compromissos assumidos pelo governo italiano "Comissão concluiu que, nesta circunstância, já não se justifica manter um Procedimento por Défice Excessivo".

No entanto, uma decisão final continua dependente da análise detalhada de toda a informação sobre as finanças públicas do país.

Roma anunciou recentemente que os números dos últimos seis meses apontam para uma projeção do défice 7 mil milhões abaixo do apontado em abril. A contas italianas terão beneficiado de gastos abaixo do esperado e receitas acima do inicialmente previsto.

A Comissão Europeia voltou a pedir à Itália para que respeite o orçamento para 2020 em linha com as regras da União Europeia. Orçamento que terá que ser submetido até 15 de outubro.

O Governo italiano considerou "justa" a decisão da Comissão Europeia de não aplicar sanções por défice excessivo e assegurou que a dívida do país, superior a 132% do PIB, é herança de governos anteriores.

O ministro do Desenvolvimento Económico, Luigi Di Maio, anunciou nas redes sociais que "foi evitado um procedimento de infração (à Itália) que poderia ter prejudicado o país" e culpou o Partido Democrata (PD, de centro-esquerda) -- que governou entre 2013 e 2018 -- pela dívida.

"A Itália não merecia e o anúncio de hoje faz justiça à Itália e a este Governo", sublinhou o também líder do Movimento 5 Estrelas (M5E, populista), que governa o país há cerca de um ano em coligação com o partido de extrema-direita Liga.

C/ Lusa

Tópicos
pub