CaixaBank "muito satisfeito" com evolução "muito positiva" do BPI

por Lusa

O presidente executivo do CaixaBank, dono do BPI, Gonzalo Gortázar, manifestou-se hoje em Valência "muito satisfeito" com a evolução "muito positiva" do banco português desde a sua integração no grupo espanhol, em fevereiro de 2017.

"Conseguimos que, num momento de mudança [de acionistas], o banco [BPI] não tenha parado, mas sim mantido e acelerado o seu crescimento", disse Gonzalo Gortázar na conferência de imprensa em que apresentou os resultados do terceiro trimestre de 2017 do CaixaBank.

O presidente executivo do banco espanhol "gostaria que o BPI mantivesse um crescimento estruturado de longo prazo acima do mercado" e assegurou que está em Portugal "para financiar mais e melhor" as empresas do país.

Gonzalo Gortázar indicou que dos 120 milhões de euros que o BPI poderia poupar pelo efeito da integração no CaixaBank "mais de 100 milhões já foram identificados".

"Todas as variáveis importantes [do BPI] vão na boa direção", resumiu Gonzalo Gortázar.

O Caixabank controla 84,5% do capital do BPI desde fevereiro, quando investiu 644,5 milhões de euros para quase duplicar a sua posição que era até aí de 45,5%.

Na mesma conferência de imprensa o presidente executivo do CaixaBank garantiu que a mudança da sede social de Barcelona para Valência devido à instabilidade política na Catalunha é definitiva, por razões "exclusivamente técnicas e para proteger interesse dos clientes".

"Se o conselho [de administração] tivesse querido dizer que a mudança era temporária tê-lo-ia dito, e não disse nada a esse respeito", disse o presidente executivo do CaixaBank, Gonzalo Gortázar.

O banco decidiu em 06 de outubro último mudar a sua sede para fora da Catalunha devido à situação de instabilidade política na região.

O CaixaBank apresentou lucros de 1.488 milhões de euros nos primeiros nove mesos de 2017, tendo aumentado em 53,4 % em relação ao mesmo período do ano anterior, com o banco português a contribuir com 180 milhões para esse resultado.

Em informação enviada hoje à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhol, a empresa explica que obteve o maior benefício trimestral da sua história 649 milhões de junho a setembro, o que significa um aumento de 48,7% em relação ao trimestre anterior.

A contribuição do BPI foi de 103 milhões de euros para o trimestre e de 180 milhões de euros desde a sua integração no banco espanhol em fevereiro de 2017.

"A evolução até setembro fica marcada pela consolidação através da integração global dos resultados do BPI desde fevereiro", considera o CaixaBank.

 

Tópicos
pub