Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Câmara de Castelo Branco canaliza 270 mil euros para comerciantes no "Natal Branco"

por Lusa

A Câmara de Castelo Branco anunciou hoje que vai canalizar 270 mil euros para o comércio local, no âmbito do "Natal Branco", iniciativa que marca as celebrações natalícias do concelho.

"O `Natal Branco` já era uma referência a nível nacional. Só que, este ano, temos circunstâncias diferentes devido à situação de pandemia [covid-19], o que implica o cancelamento de dinâmicas ligadas ao Natal que possibilitam os ajuntamentos. A Câmara de Castelo Branco e a ACICB [Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa] entendem que se devia fazer um Natal diferente, sem a perda do simbolismo", disse, em conferência de imprensa, o presidente do município José Augusto Alves.

O "Natal Branco" é uma iniciativa do município de Castelo Branco, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB) e este ano foi alvo de vários ajustamentos na sua dinâmica, sendo que a autarquia decidiu canalizar o valor do custo da organização deste evento (270 mil euros) para apoio ao comércio local.

"Vai ser um Natal com poucas iniciativas e minimalista. Em 2019, o Natal Branco teve 270 mil euros de investimento. Este ano, esse valor vai ser canalizado para o comércio local através da ACICB, com a Câmara a transferir esse valor. Vai haver um regulamento e podem aderir ao Natal Branco - Todos pelo comércio local, micro e pequenas empresas", afirmou o autarca.

Esta foi a forma encontrada pelo município e pela ACICB para ajudar comerciantes que estão a enfrentar muitas dificuldades económicas e financeiras devido à covid-19.

"É uma forma legal e justa. Vai haver outro apoio, para além deste 270 mil euros, dirigido ao comércio local, na ordem dos 200 mil euros", adiantou José Augusto Alves.

A expectativa do presidente da Câmara de Castelo Branco é a de que esta iniciativa envolva cerca de 800 micro e pequenas empresas.

Quanto a iniciativas inseridas no Natal Branco, destaque para a decoração de seis rotundas da cidade de Castelo Branco, a já célebre árvore de Natal no centro cívico e um aumento da extensão das luzes de Natal pela cidade.

O "Natal do Ruca" é um evento dirigido às crianças, que vai ser realizado no Cineteatro Avenida em cinco sessões, nos dias 22, 23 e 24 de dezembro, sendo que em cada uma delas apenas poderão estar 200 crianças (sala tem capacidade para 700 pessoas).

Tópicos
pub