Câmara de Coimbra vai aplicar taxa turística de um euro

por Lusa

A Câmara de Coimbra vai aplicar uma taxa turística no valor de um euro para fazer "face aos custos relacionados com o incremento da presença de turistas" na cidade, anunciou hoje o município.

O executivo vai votar, na segunda-feira, o projeto de Regulamento da Taxa Municipal Turística de Coimbra, que propõe a aplicação de uma taxa de um euro, afirmou a Câmara Municipal, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O assunto já tinha sido discutido em 05 de setembro, sendo agora apresentado o regulamento, já com um valor de taxa definido para 2023.

"A forte atração turística acarreta, pelo incremento populacional que constitui, um aumento substancial de gastos dos cofres do município, em diversos domínios", justifica a proposta dos serviços municipais que irá a discussão em reunião do executivo.

A proposta considera que a aplicação de uma taxa de um euro por dormida permite ao município "manter e reforçar as suas marcas distintivas, numa ótica de turismo sustentável, salvaguardando que a qualidade de vida dos seus habitantes não seja afetada pelo aumento da procura por parte dos turistas".

"O valor estimado de receita irá permitir fazer face à cobertura de parte dos encargos gerados, diretamente relacionados com a população turística", acrescenta o documento.

De acordo com a nota de imprensa da Câmara de Coimbra, o concelho registou 709 mil dormidas em 2019.

Após a aprovação do regulamento, o projeto segue para consulta pública pelo prazo de 30 dias úteis.

Tópicos
pub