Centeno destaca unanimidade em torno de Luis de Guindos

por Lusa

Bruxelas, 19 fev (Lusa) -- O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, destacou hoje a unanimidade no apoio a Luis de Guindos para a vice-presidência do Banco Central Europeu, e mostrou-se convicto que de o ministro espanhol poderá substituir Vítor Constâncio a 01 de junho.

"Tivemos uma curta troca de pontos de vista no Eurogrupo e queria destacar que foi uma decisão unânime", começou por dizer Mário Centeno, na conferência de imprensa posterior à reunião dos ministros das Finanças da zona euro, que decorreu hoje, em Bruxelas.

O ministro das Finanças português, que preside ao Eurogrupo, parabenizou Luis de Guindos e destacou o compromisso e o empenho do ministro espanhol e daquele que até ao início da tarde foi o outro candidato, o governador do banco central irlandês, Philip Lane.

"Estamos bem colocados para que o Luís assuma as suas funções no BCE a 01 de junho", referiu ainda Centeno, depois de recordar o processo para a formalização de De Guindos como vice-presidente do BCE.

Os ministros das Finanças da zona euro, reunidos em Bruxelas, apoiaram hoje a designação do ministro espanhol Luis de Guindos para suceder a Vítor Constâncio na vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE).

Com a `luz verde` de hoje do Eurogrupo, anunciada por Mário Centeno na sua conta na rede social Twitter, o Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) deverá adotar formalmente esta terça-feira a recomendação para o Conselho Europeu, composto pelos chefes de Estado e de Governo da UE, que consultará então o Parlamento Europeu e o Conselho de Governadores do BCE, devendo adotar a sua decisão final na cimeira de 22 e 23 de março próximo.

Luis de Guindos, que ficou com o caminho aberto para a vice-presidência do BCE depois de a Irlanda ter retirado, já hoje, a candidatura do governador do banco central irlandês, Philip Lane, deverá iniciar o seu mandato de oito anos em 01 de junho, data em que sucederá a Constâncio, que ocupa o cargo desde junho de 2010.

Tópicos
pub