Centeno não comenta críticas de Varoufakis e realça "situação muito positiva de Atenas"

por RTP
“Nós estamos centrados na reunião do Eurogrupo hoje, é isso que me traz aqui”, afirmou Mário Centeno à entrada para uma reunião informal do Eurogrupo Vassil Donev - EPA

O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, recusou-se a comentar as críticas que lhe foram dirigidas pelo ex-ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, frisando a “situação muito positiva” da Grécia.

Em entrevista à RTP, Yanis Varoufakis afirmou que Mário Centeno frustrou as expectativas dos portugueses que votaram nele e insistiu que Portugal continua sujeito às ordens de Berlim.

“Nós estamos centrados na reunião do Eurogrupo hoje, é isso que me traz aqui”, afirmou Mário Centeno à entrada para uma reunião informal dos ministros das Finanças da Zona Euro, que está a decorrer em Sófia, Bulgária.

O presidente do Eurogrupo realçou que na reunião informal desta sexta-feira, “haverá lugar a uma discussão sobre a conclusão do programa grego, mas também a fase pós-programa”.

“Do ponto de vista fiscal, a Grécia tem um desempenho em 2017 muito forte. Com um saldo primário de 4,2 por cento, duas vezes e meio acima daquilo que o programa previa. Nós vamos hoje debater a situação pós-programa. O ministro grego terá oportunidade para apresentar o modelo de crescimento em que tem estado a trabalhar para o pós-programa. É muito importante, eu tenho referido isso, que as autoridades gregas tenham a situação das reformas nas suas mãos. A Grécia está numa situação muito positiva hoje e deve manter-se no futuro”, frisou.

Mário Centeno, poucos dias após ter completado 100 dias à frente do Eurogrupo, preside em Sófia à sua primeira reunião informal do fórum de ministros da Zona Euro – em cada semestre há um encontro neste formato, no país que exerce a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, atualmente a Bulgária -, que tem como principais pontos em agenda a Grécia e a situação da banca na Europa.

Andrea Neves - Antena 1

Após o (curto) encontro do Eurogrupo - de cerca de três horas de duração - tem início a reunião informal de ministros das Finanças do conjunto da União Europeia (Ecofin), que vai decorrer até ao início da tarde de sábado, já sob presidência búlgara, e que abordará temas como a política de convergência dentro e fora da área do euro, a União de Mercados de Capitais, o combate à fraude fiscal e a imposição de impostos à economia digital.

c/ Lusa
Tópicos
pub