Centeno vê melhoria da perspetiva do rating como reconhecimento de esforço

por RTP
Reuters

O ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou que a melhoria da perspetiva do 'rating' de Portugal pela agência Fitch é "mais um reconhecimento do enorme esforço" feito na economia e nas contas públicas.

"É um sinal, mais um, do reconhecimento do enorme esforço que tem sido materializado nos resultados económicos que têm sido conhecidos e no rigor das finanças públicas que Portugal tem vindo a desenvolver", disse o governante à chegada a Lisboa, depois de ter estado na reunião do Ecofin, no Luxemburgo.

Centeno disse que o Governo continuará a trabalhar nas metas já traçadas de crescimento da economia e consolidação orçamental. O ministro acredita que no futuro haverá mais revisões das perspetivas das restantes agências de notação financeira que resultarão mesmo na alteração do ‘rating’ da República.

A agência Fitch melhorou esta sexta-feira a perspetiva da dívida pública portuguesa de estável para positiva. É o primeiro passo para que a agência de rating coloque Portugal fora do nível de lixo financeiro. A decisão surge no dia em que o Ecofin confirmou a saída do país do Procedimento por Défices Excessivos.

A perspetiva indica a direção provável de uma notação num horizonte de um a dois anos e se essa tendência for positiva, abre-se a possibilidade de melhoria na escala dos ratings. Esta mudança ainda não se traduz numa revisão do rating, mas é o primeiro passo para que a Fitch coloque Portugal fora do nível de lixo financeiro, em que se encontra desde 2011.

A mudança de perspetiva de estável para positiva tem como base o facto de Portugal ter cumprido as metas do défice e de registar nesta altura um crescimento económico superior a todas as previsões.

Um nova atualização do rating da agência Fitch irá acontecer no final do ano.

O Ministério das Finanças considera que a decisão da Fitch vem no seguimento de indicadores favoráveis da economia e contas públicas e acredita que Portugal sairá de lixo mais rapidamente do que esperado.

"Esta alteração abre caminho a uma atualização do rating da República para o grau de investimento de qualidade. Tendo por base os desenvolvimentos orçamentais e a dinâmica de crescimento económico recentes, essa atualização deverá ocorrer mais rápido do que o anteriormente esperado pela maioria dos agentes de mercado", lê-se no comunicado das Finanças, divulgado logo após ter sido conhecida a decisão da Fitch.
pub