Charme de Viseu ruma ao Porto nos dias 21 e 22 com evento que inclui provas de vinhos

por Lusa

O Porto acolhe nos dias 21 e 22 a "Dão Invicto" com provas de vinhos, concertos e visitas guiadas que têm como objetivo projetar Viseu, concelho que em 2017 está apostado em "espalhar charme e conquistar turistas e consumidores".

A iniciativa é organizada pela Comissão Vitivinícola Regional (CVR) e pela Câmara Municipal de Viseu que, no Porto, contam com o apoio institucional da Câmara e da Misericórdia locais, traduzindo-se numa campanha "inédita" para "sustentar um crescimento de fluxos turísticos na cidade de Viriato".

"Os vinhos do Dão farão prova no Porto do seu excelente momento de forma, enquanto Viseu revelar-se-á como destino feliz e `trendy`", lê-se no convite para o evento que foi hoje apresentado no Palácio da Bolsa, no Porto.

A "Dão Invicto" vai estar patente, através de uma "Grande Prova", das 15:00 às 21:00 nos dias 21 e 22, sexta-feira e sábado, no Museu da Misericórdia do Porto, rua das Flores, onde os visitantes poderão provar vinhos de 30 produtores assim como queijos da Serra da Estrela e enchidos da região.

Somam-se miniconcertos com Fingertips, Johnny Abbey e Pedro Duvalle, 12 horas de ilusionismo com "Há Magia de Viseu na Invicta", viagens virtuais de bicicleta e apresentações de eventos como a Feira de São Mateus, entre outros.

Já na Sala de Provas da Viniportugal, no Palácio a Bolsa, haverá duas "Provas Especiais", momentos que além dos vinhos e dos sabores contarão com oradores convidados como Manuel Carvalho, Nuno Cancela de Abreu e Osvaldo Amado.

A iniciativa inclui a "Dão a Copo" que tem início já este sábado, prolongando-se até 30 de abril, organizada em conjunto com os restaurantes aderentes da área envolvente: rua das Flores, largo de São Domingos e rua Mouzinho da Silveira.

O presidente da CVR, Arlindo Cunha, espera que este evento ajude os apreciadores a "redescobrir" os vinhos do Dão. O responsável recorda que a região cresceu 18% no volume de vendas nos últimos três anos, tendo certificado 15 milhões de litros de vinhos.

"Mais do que nunca fazemos justiça à nossa condição de berço destas castas nacionais notáveis. A diferenciação, a elegância e a vocação gastronómica dos vinhos do Dão está a afirmar-se", refere Arlindo Cunha.

Já o presidente da Câmara de Viseu - concelho que marca 2017 como o seu "Ano Oficial" - diz acreditar que este concelho "está no ponto ideal para ser redescoberto como destino turístico de excelência".

"O `boom` turístico de Portugal reclama iniciativas como esta e a afirmação de destinos complementares", refere o autarca Almeida Henriques, destacando os atributos históricos e patrimoniais, vinhateiros e ambientais de Viseu.

No convite para a "Dão Invicto", a organização aponta que Viseu registou nos últimos três anos uma "tendência de crescimento no número de dormidas": 13% em 2014, 18% em 2015 e aproximadamente 20% em 2016, atingindo um volume aproximado de 170 mil dormidas.

"Em 2017, o Município acalenta a expectativa de chegar aos 200 mil hóspedes", refere a informação da organização que promete levar de Viseu até ao Porto um conjunto de tecnologias virtuais turísticas com experiências "imersivas", nomeadamente o projeto "VIKE" e a APP Viseu 360º.

Tópicos
pub