Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Combustíveis bem mais baratos na próxima semana

por Marcos Celso - RTP
Os preços regressam a níveis do início de outubro Lusa

O preço dos combustíveis deve cair de forma acentuada com o gasóleo a descer 3,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina terá uma queda média de 2,5 cêntimos por litro.

É a boa notícia para iniciar a semana e será a maior queda dos últimos nove meses.  Os preços dos combustíveis devem cair de forma acentuada na próxima segunda-feira, como consequência da desvalorização do petróleo nos mercados internacionais.

Nas contas do Jornal de Negócios, assentes nas cotações apresentadas pela Bloomberg, o gasóleo pode descer 3,5 cêntimos e meio por litro, o que a confirmar-se será a maior descida desde dezembro do ano passado.

A gasolina também desce, mas menos, e pode ter uma redução de 2 cêntimos por litro.

Se forem estes os valores, esta descida vai anular cinco semanas consecutivas de subidas com os preços a ficarem como estavam no início de outubro.

Muitos condutores devem aguardar mais uns dias para irem aos postos de abastecimento em Portugal de forma a pouparem alguns euros, numa altura em que a época de Natal implica sempre um maior fluxo de tráfego automóvel em todo o país.

A cotação do petróleo está há várias sessões a negociar em valores mínimos, o que justifica esta redução do preço final dos combustíveis.

De acordo com informação publicada pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o gasóleo simples custava em média 1,189 cêntimos e a gasolina 95 simples 1,408 euros na passada segunda-feira, dia 31 de outubro.

c/ Antena 1 e lusa
pub