Companhia aérea sul-africana SAA retoma voos após paralisação de 19 meses

por Lusa

A companhia aérea estatal South African Airways (SAA) retomou hoje os seus voos com uma ligação inaugural entre Joanesburgo e a Cidade do Cabo, depois de mais de um ano paralisada.

"Este é um momento de orgulho, a SAA reiniciar hoje os seus voos, com o primeiro voo para a Cidade do Cabo, passando também a voar regionalmente. Esta é uma história de esperança", declarou a jornalistas o administrador financeiro da empresa Fikile Mhlontlo.

A companhia aérea de bandeira sul-africana retomou as suas operações a partir do aeroporto internacional O.R. Tambo, em Joanesburgo, operando apenas seis aeronaves, segundo a empresa.

Até à sua paralisação em março do ano passado, por dificuldades financeiras e má gestão, a empresa operava uma frota de 46 aviões, segundo a imprensa local.

A empresa estatal, que passou por um processo de resgate, despediu centenas de funcionários, reduzindo para 88 o número de pilotos dos cerca de 600 que empregava antes da pandemia da covid-19.

Além de três ligações diárias entre Joanesburgo, a capital económica do país, e a Cidade do Cabo, a SAA anunciou que vai retomar os voos regionais na próxima semana.

Numa fase inicial efetuará voos diários entre Joanesburgo e Harare, no Zimbabué, e três voos semanais para Acra (Gana), Kinshasa (República Democrática do Congo), Lusaca (Zâmbia) e para a capital moçambicana, Maputo.

"Mais destinos serão adicionados à rede de rotas, à medida que forem aumentando as operações em resposta às condições de mercado", referiu a empresa em comunicado.

Nas ligações domésticas e regionais, a SAA enfrenta a concorrência da sua ex-parceira sul-africana Air Link, que opera diariamente para diversos destinos.

Na rota de Maputo, a Air Link e a estatal moçambicana Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) realizam pelo menos três voos semanais ou diariamente, consoante a disponibilidade, disse à Lusa fonte da agência de viagens e turismo Novo Mundo, em Joanesburgo.

Tópicos
pub