Concorrência dá luz verde a concentração no 2º maior produtor eólico nacional

por Lusa
Andres Stapff - Reuters

O segundo maior produtor de energia eólica em Portugal, a New Finerge, recebeu luz verde da Autoridade da Concorrência (AdC) para comprar cinco gestoras de parques eólicos nacionais, revela um aviso daquela autoridade.

No aviso, assinado há um dia, a AdC recorda que a New Fionerge já tinha o controlo sobre aquelas gestoras e anuncia a sua não oposição à operação de concentração que resultou da compra das cinco gestoras de parques eólicos - Empreendimentos Eólicos do Rego, Eolcinf - Produção de Energia Eólica, Parque Eólico do Vale de Abade, Biowatt - Recursos Energéticos e Eolflor - Produção de Energia Eólica - por considerar não ser suscetível de criar entraves significativos à concorrência.

A New Finerge, o segundo maior produtor de energia eólica em Portugal, depois da EDP Renováveis, resultou de ativos da Finerge, controlada pelos espanhóis da Endesa, depois comprada pela italiana Enel.

Este produtor, que em Portugal gere um grupo de empresas subsidiárias ativas na produção de energia eólica, integra agora o grupo luxemburguês First State Investments Fund Management.

A Finerge arrancou com o negócio da cogeração (produção simultânea de energia térmica e mecânica, normalmente convertida em energia elétrica) e em 1999 fez o seu primeiro investimento eólico em Portugal.

Tópicos
pub