Confiança empresarial na Alemanha cai em outubro pelo 4.º mês consecutivo

por Lusa
Reuters

A confiança das empresas voltou a cair em outubro na Alemanha, pelo quarto mês consecutivo, devido ao ceticismo sobre as perspetivas para os próximos seis meses provocado por problemas de abastecimento, foi hoje anunciado.

O índice de confiança empresarial do instituto de investigação económica alemão (ifo) na Alemanha caiu para 97,7 pontos em outubro, contra 98,9 em setembro.

O ceticismo está claramente a aumentar nas expectativas e as empresas avaliam a sua situação atual de forma menos positiva, de acordo com o ifo.

"Os problemas de abastecimento estão a dar dores de cabeça às empresas. A utilização da capacidade na indústria está a diminuir. A areia nas engrenagens da economia alemã está a dificultar a recuperação", disse o presidente do ifo, Clemens Fuest.

No setor transformador, a confiança empresarial voltou a cair porque as empresas estão um pouco menos satisfeitas com a sua situação atual e porque as expectativas também se agravaram.

Os estrangulamentos reduziram a utilização da capacidade para 84,7%, menos 2,1 pontos percentuais.

No setor dos serviços, a confiança das empresas piorou, após ter melhorado em setembro, porque as empresas estão menos otimistas quanto aos próximos meses, embora a sua avaliação da situação atual tenha melhorado um pouco.

No comércio, a confiança caiu abruptamente à medida que os estrangulamentos no fornecimento de produtos reduzem o ânimo.

No setor da construção, a confiança melhorou, as empresas avaliam a sua situação atual um pouco melhor e as suas expectativas aumentaram pelo sexto mês consecutivo.

pub