Confiança empresarial na Alemanha sobe para máximo histórico em junho

por Lusa

A confiança empresarial na Alemanha subiu em junho para um novo máximo histórico sustentada pela economia "muito forte", defendeu hoje o Instituto de Investigação Económica alemão (Ifo).

O Ifo anunciou hoje que o índice de confiança empresarial na Alemanha subiu em junho para 115,1 pontos, um novo máximo de sempre e contra 114,6 pontos em maio.

Segundo o Ifo, de maio para junho produziu-se uma melhoria tanto da avaliação da situação atual como das perspetivas para os próximos seis meses.

No setor industrial, a confiança empresarial subiu ligeiramente porque os empresários estão mais otimistas face ao futuro próximo.

Os níveis da procura e de encomendas são muito favoráveis e as empresas industriais preveem aumentar a produção.

A confiança empresarial melhorou no setor das vendas por grosso pelo terceiro mês consecutivo, para um máximo desde dezembro de 2010 e no setor a retalho também melhorou notavelmente, especialmente na avaliação da situação atual.

O otimismo dos retalhistas face à situação atual atingiu o máximo desde setembro de 2015.

Em sentido contrário, a confiança empresarial desceu no setor da construção, ainda que num nível elevado.

O Ifo prevê que a boa situação das encomendas suba os preços dos serviços de construção.

O índice de confiança empresarial Ifo baseia-se nas respostas que dão cerca de 7.000 empresas dos setores industrial, da construção, das vendas por grosso e a retalho.

pub