Consumo de gás em Portugal dispara 25% em 2017 para máximo de sempre

| Economia

O consumo de gás natural em Portugal disparou 24,8% em 2017, para 69,7 TeraWatt-hora (TWh) face ao ano anterior, impulsionado pelo mercado elétrico, sendo o consumo anual mais elevado de sempre, segundo dados da REN.

Em comunicado, a empresa gestora das redes energéticas adianta que o consumo de gás natural foi o "mais elevado de sempre, ultrapassando em 21% o anterior máximo registado em 2010".

No segmento do mercado elétrico, isto é, para a produção de eletricidade, o consumo foi igualmente o mais elevado de sempre, ultrapassando o anterior máximo de 2008, o que está relacionado com o período de seca e a baixa produção renovável, que obriga a acionar as centrais a gás.

No mês de dezembro, no mercado de gás natural, registou-se a primeira queda homóloga verificada no consumo este ano, devido a uma redução de 14,5% verificada no segmento de produção de energia elétrica, enquanto no segmento convencional se registou um crescimento homólogo de 1,9%.

A informação mais vista

+ Em Foco

Raptos e assassínios de opositores em países estrangeiros, levados a cabo pelos serviços secretos, têm um longo historial.

Logo após a recuperação das armas roubadas, o ex-chefe do Estado-Maior do Exército proibiu a PJ de entrar na base de Santa Margarida.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em novos conteúdos de serviço público que podem ser seguidos na página RTP Europa.

      Um terramoto de magnitude 7,5 e um tsunami varreram a ilha de Celebes, causando a morte de pelo menos duas mil pessoas. A dimensão da catástrofe é detalhada nesta infografia.