Corte no transporte de gás em Sokrahnivka não tem impacto imediato na UE

por Lusa

O corte repentino do transporte de gás russo pelo território ucraniano não levanta problemas imediatos de fornecimento à União Europeia (UE), assegurou hoje fonte da Comissão Europeia à agência de notícias EFE.

O operador da rede de transporte de gás da Ucrânia, GTSOU, anunciou na terça-feira uma interrupção no trânsito no ponto de ligação de Sokhranivka, na fronteira russo-ucraniana, justificada como "força maior" devido à dificuldade de operar sob invasão russa.

"Embora estes desenvolvimentos possam ter impacto em algum transporte de gás para a UE, não criam quaisquer problemas imediatos de segurança de abastecimento para a UE", disse um porta-voz do executivo da UE, citado pela EFE.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

 

pub