Costa afirma que economia portuguesa está a acelerar e que há confiança no país

por Lusa

Almeirim, Santarém, 15 mai 2019 (Lusa) - O secretário-geral do PS afirmou hoje que a economia portuguesa está a acelerar, contrariando a tendência internacional e até da Alemanha, num discurso em que pediu mais força para si e Mário Centeno para reformarem a Europa.

António Costa recorreu aos mais recentes indicadores do INE (Instituto Nacional Estatística), segundo os quais Portugal terá crescido 1,8% no primeiro trimestre do ano, no jantar comício de Almeirim, distrito de Santarém, após discursos do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e do cabeça de lista europeu do PS, Pedro Marques.

"O INE confirmou hoje aquilo que já pressentíamos [no Governo], mas que muitos tendiam a dizer que não era possível. É verdade que a economia mundial está em desaceleração, é verdade que a economia europeia está em desaceleração e até algumas grandes economias, como a da Alemanha, está em desaceleração. Mas a nossa economia, no primeiro trimestre deste ano, acelerou e cresceu mais do que estava a crescer", declarou.

Segundo o líder socialista, este crescimento "acima da média europeia" está a ser "puxado pelo investimento das empresas, algo que só é possível porque as empresas confiam no futuro do país".

"As empresas confiam que vale a pena investir, vale a pena contratar mais trabalhadores e que continua a haver razões para terem mais contratos sem termo, com melhores salários. É esse o caminho de progresso que queremos", declarou, num discurso sem qualquer ataque a outras forças políticas.

pub