Covid-19. Hélder Rosalino diz que a pandemia trouxe novos hábitos de pagamento

por Mário Aleixo - RTP
Hélder Rosalino a destacar a adesão às novas formas de pagamento a que os portugueses aderiram durante o tempo da pandemia Antena 1

O administrador do Banco de Portugal, Hélder Rosalino, em entrevista ao programa Conversa Capital da Antena 1/Jornal de Negócios, admitiu que a crise sanitária provocada pela covid-19 evidenciou a adesão a novas formas de pagamento eletrónico.

Durante o estado de emergência o Governo determinou o aumento do limite de utilização por operação no "contactless" (utilização de cartões de pagamento sem ter de introduzir o código pessoal) de 20 euros para 50 euros.

Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal, considerou que o limite poderá tornar-se definitivo, estando a ser estudado pelo regulador com os operadores.

O limite de 20 euros era já baixo considerou o gestor e os pagamentos com a tecnologia "contactless" dispararam em abril, aumentando 123%. Além disso, o pagamento médio com a tecnologia atingiu os 21 euros, acima do limite anterior.

Durante o Estado de Emergência, foi aconselhado aos utilizadores a opção de pagamento por "contactless" para evitar contactos com os terminais.

Uma entrevista para ouvir na íntegra, na Antena 1, depois do jornal das 13h00, conduzida pelas jornalistas Rosário Lira e Alexandra Machado.
pub