Crédito à habitação aumenta 15,3 por cento em 2014

| Economia
Crédito à habitação aumenta 15,3 por cento em 2014

Foto: Reuters

Banco de Portugal (BdP) divulgou esta quarta-feira que o montante de crédito à habitação concedido no ano passado aumentou 15,3 por cento para 2.390 milhões de euros, "mantendo-se a recuperação iniciada em 2013".

O BdP, no seu relatório de Acompanhamento dos Mercados Bancários de Retalho de 2014, informa que o crédito à habitação continua em recuperação e o número de novos contratos também aumenta oito por cento entre 2013 e 2014, passando dos 26.941 para os 29.095 contratos.

Relativamente a situações de incumprimento de contratos de crédito à habitação, o BdP dá a conhecer que cerca de 17 por cento foram renegociados, um valor percentual semelhante ao de 2013.

Dos contratos renegociados, 36,1 por cento foi relativo apenas a período de carência de capital, 16,1 por cento disseram respeito ao prazo e 10,4 por cento a período de carência de capital e outras condições com efeito financeiro.

Relativamente ao spread médio, este manteve-se semelhante a 2013, com 3,01 por cento.

O que também sobe é o crédito automóvel (33%) e em sentido inverso está o crédito associado aos cartões.

A informação mais vista

+ Em Foco

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Entrevista Olhar o Mundo a um dos autores e investigadores militares mais reconhecidos do mundo anglo-saxónico.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.