Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Crescimento na zona euro em março volta a subir para máximos de 6 anos

por Lusa

Lisboa, 24 mar (Lusa) - A economia da zona euro em março registou o crescimento mais elevado dos últimos seis anos, enquanto o emprego subiu ao ritmo mais elevado de quase uma década, segundo uma estimativa hoje divulgada pela Markit.

Segundo a empresa de serviços de informação financeira Markit, a estimativa do PMI (Purchasing Managers Index) composto da atividade total da zona euro em março subiu para 56,7 pontos, o valor mais alto desde abril de 2011 e contra 56 pontos em fevereiro.

Se esta estimativa se confirmar, a média do primeiro trimestre de 2017 é de 55,7 pontos, ou seja um máximo desde o primeiro trimestre de 2011.

Um PMI acima dos 50 pontos indica que a economia da zona euro continua a crescer.

A Markit sublinha que "a recuperação foi generalizada" porque a atividade do setor dos serviços acelerou para um máximo desde abril de 2011, enquanto a do setor industrial só recuou ligeiramente em relação ao máximo de quase seis anos verificado em fevereiro.

O crescimento das novas encomendas acelerou em março para máximos de quase seis anos e esta melhoria da procura provocou o maior acréscimo do emprego na zona euro desde julho de 2007.

O aumento de emprego foi o melhor no setor dos serviços desde outubro de 2007 e o maior no setor industrial desde abril de 2011.

pub