Crise na fronteira entre Polónia e Bielorrússia está a afetar logística do comércio regional

por RTP
TASS via Reuters

Produtores russos e grandes marcas multinacionais partilham preocupações com as consequências económicas da crise migratória junto à fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia e pedem a intervenção do governo de Moscovo.

O impasse na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia está a provocar problemas de ordem logística aos produtores russos de alimentos e matérias-primas, que se queixam de fortes prejuízos e de estarem na iminência de serem obrigados a interromper o fornecimento.

O regime de Alexander Lukashenko é acusado por Bruxelas de estar a promover o acesso de migrantes oriundos maioritariamente de zonas de conflito no Médio Oriente, com o intuito de provocar uma crise migratória no bloco ocidental.

Com a exceção da Bielorrússia, o acesso da Rússia por via terrestre à sua região mais ocidental, Kaliningrad, só é possível atravessando países-membros da UE: Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia. A alternativa o Mar Báltico.

A agência Reuters refere a ocorrência frequente de filas com centenas de camiões de transportes em quatro dos seis grandes entrepostos fronteiriços da Polónia com a Bielorrússia, devido às restrições impostas ao antigo país soviético na sequência do conflito entre a União Europeia e Minsk.

O bloqueio leva os produtores russos a queixarem-se da subida em flecha dos custos dos transportes, bem como do alargamento dos prazos de entrega para quatro dias, quando normalmente não passam de 14 horas. “Se a situação piorar, a cadeia de abastecimento poderá ser cortada e a produção interrompida”, refere uma fonte russa citada pela Reuters.

A mesma agência de notícias dá também conta de uma carta endereçada ao vice-primeiro-ministro russo, Andrey Belusov, por marcas multinacionais como a Mars, a Pepsi, a Danone, a Nestlé, a Coca Cola ou a Tetra Pak, pedindo a intervenção do governo de Moscovo neste conflito, argumentando que “a continuação da atual conjuntura poderá ter um impacto significativo no abastecimento de mercadorias ao público”, especialmente devido à elevada procura que se regista habitualmente nesta altura do ano.

Cerca de 10% de todas as importações efetuadas pela Rússia utilizam canais que atravessam a Polónia e a Bielorrússia, antes de chegarem ao destino final.
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