Custos de construção de casas novas aumentam 13,5% em maio

por Lusa

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 13,5% em maio, face ao mesmo mês de 2021, com os preços dos materiais e o custo da mão-de-obra a subirem 18,7% e 6,1%, divulgou hoje o INE.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em maio "estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 13,5% em termos homólogos, menos 0,7 pontos percentuais que o observado no mês anterior".

No mês em análise, a autoridade estatística estima que o preço dos materiais e o custo da mão-de-obra tenham apresentado subidas homólogas de 18,7% e de 6,1%, respetivamente.

No caso dos materiais de construção, verificou-se uma desaceleração de 1,8 pontos percentuais no aumento dos preços, relativamente a abril, enquanto o custo da mão-de-obra acelerou 0,6 pontos percentuais face ao mês anterior.

Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos acima dos 70%.

Já os aços, o gasóleo, as obras de carpintaria e os aglomerados e ladrilhos de cortiça apresentaram crescimentos homólogos acima dos 30%, destacou o INE.

Numa análise à variação em cadeia, a taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi de 0,6%, em maio, tendo o custo dos materiais e o custo da mão-de-obra aumentado 0,4% e 0,9%, respetivamente.

pub