Custos de construção de habitação nova aumentam 5% em março

por Lusa
DR

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 5,1% em março, face ao mesmo mês de 2020, mais 2,8 pontos percentuais do que em fevereiro (2,3%), anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Num comunicado, o INE refere também que o preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram subidas de 3,3% e de 7,6% face ao mesmo período de 2020.

Em fevereiro, as variações homólogas do preço dos materiais e do custo da mão de obra tinham sido de 2,8% e 1,7%, respetivamente.

"Esta aceleração reflete essencialmente o efeito de base associado à redução de custos verificada em março de 2020", afirma o INE.

O custo da mão de obra contribuiu com 3,1 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do custo de construção de habitação nova e a componente dos materiais contribuiu com 2,0 pontos percentuais.

Em cadeia, os custos de construção de habitação nova subiram 1,3% em março face a fevereiro, tendo o custo dos materiais aumentado 0,1% e o custo da mão de obra 3,1%.

pub