Dados do INE. Economia cresce 1,8% no primeiro trimestre

por RTP
Esta evolução, lê-se no destaque do Instituto Nacional de Estatística, refere “uma aceleração significativa do investimento" Rafael Marchante - Reuters

A economia portuguesa progrediu 1,8 por cento no primeiro trimestre de 2019, relativamente ao mesmo período do ano passado, segundo a estimativa rápida divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Face ao quarto trimestre de 2018, o crescimento foi de 0,5 por cento.

Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística divulgada esta quarta-feira, o contributo da procura interna para a variação homóloga do Produto Interno Bruto (PIB) aumentou, “refletindo uma aceleração significativa do investimento”.
Os resultados definitivos das contas nacionais trimestrais até março vão ser divulgados no dia 31 de maio.

Em sentido oposto, o INE sinaliza o contributo da procura externa líquida foi mais negativo que o observado no trimestre anterior, em resultado da aceleração mais intensa das importações de bens e serviços do que das exportações debens e serviços.

“O contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB aumentou, enquanto o contributo da procura externa líquida foi mais negativo que o registado no trimestre precedente”, frisa o INE.

Esta estimativa rápida incorpora revisões na informação de base utilizada anteriormente, nomeadamente no que se refere ao comércio internacional de bens e aos indicadores de curto prazo, originando ligeiras revisões nas taxas de variação homóloga do PIB em volume de 2018. 

O Governo espera que a economia cresça 1,9 por cento no conjunto de 2019, acima dos 1,7 por cento previstos pela Comissão Europeia, pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco de Portugal e também acima dos 1,6 por cento antecipados pelo Conselho das Finanças Públicas.
PIB da Zona Euro e UE mantêm ritmo
Também esta quarta-feira o gabinete de estatística europeu estimou que o crescimento do Produto Interno Bruto da Zona Euro cresceu 1,2 por cento e o da União Europeia 1,5 por cento no primeiro trimestre em termos homólogos, ao mesmo ritmo do trimestre anterior.

Segundo uma estimativa rápida do Eurostat, o crescimento do PIB da Zona Euro e da União Europeia acelerou na variação e cadeia para os 0,4 por cento e os 0,5 por cento, respetivamente.

No mesmo boletim, o Eurostat avança com estimativas para o emprego, prevendo que este mantenha, em termos homólogos, um crescimento de 1,3 por cento na Zona Euro e abrande dos 1,2 por cento para os 1,1 por cento na UE, face ao trimestre anterior.

Na variação em cadeia, o emprego cresceu, entre janeiro e março de 2019, 0,3 por cento na Zona Euro e na União Europeia.

No último trimestre de 2018, o emprego tinha subido 0,3 por cento na Zona Euro e 0,2 por cento na União Europeia.

c/ Lusa
Tópicos
pub