DBRS arranca a ronda de avaliações ao `rating` de Portugal

por Lusa

A DBRS será a primeira agência de `rating` a avaliar a dívida soberana portuguesa este ano e deverá fazê-lo em fevereiro, devendo ser a Moody`s a última agência a pronunciar-se sobre Portugal.

Segundo os calendários provisórios de atualização dos `ratings` das quatro principais agências de notação financeira, a canadiana DBRS, que atualmente avalia a dívida portuguesa em `BBB (high)`, com perspetiva `estável`, deverá pronunciar-se sobre Portugal no dia 25 de fevereiro e novamente em 26 de agosto.

A segunda agência a avaliar Portugal deverá ser a Standard & Poor`s, no dia 11 de março, voltando a olhar para a dívida portuguesa no segundo semestre, em 09 de setembro. A agência norte-americana avalia atualmente o `rating` de Portugal em `BBB` com perspetiva `estável`.

Já a Fitch, que fixou o `rating` da República Portuguesa em `BBB` com perspetiva `estável`, deverá pronunciar-se no dia 06 de maio e posteriormente no dia 28 de outubro.

A última agência a avaliar Portugal deverá ser a Moody`s, que em 17 de setembro de 2021 subiu o `rating` do país de `Baa3` para `Baa2` -- o penúltimo grau da categoria de investimento de qualidade --, com perspetiva `estável`. A agência norte-americana tem previsto pronunciar-se no dia 20 de maio e no dia 18 de novembro.

Aquando da melhoria do `rating` pela Moody`s, o ministro das Finanças, João Leão, disse esperar que o caminho fosse seguido por outras agências.

"Contamos que este seja um primeiro sinal e que agora seja seguido por melhorias de `rating` da República portuguesa nos próximos tempos", afirmou então à Lusa, considerando ser "um sinal muito positivo da credibilidade do país".

O `rating` é uma avaliação atribuída pelas agências de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos países e das empresas, uma vez que avalia o risco de crédito.

Os calendários das agências de `rating` são, no entanto, meramente indicativos, podendo estas optar por não se pronunciarem nas datas previstas ou avançarem com uma avaliação não calendarizada.

Tópicos
pub