DBRS melhora perspectiva da dívida pública de Espanha

por Lusa

Madrid, 21 set 2019 (Lusa) -- A notação financeira da dívida pública de Espanha foi objeto de uma segunda apreciação na sexta-feira, com a agência DBRS a melhorar a sua perspetiva, horas depois de a Standard and Poor`s ter revisto em alta a sua nota.

A DBRS manteve a nota em A, mas melhorou a perspetiva, ao passá-la de estável para positiva.

Esta decisão foi justificada com a melhoria sustentada das finanças públicas e com a previsão de um crescimento económico superior à média europeia em 2019 e 2020, apesar dos sinais de desaceleração.

A agência de notação não prevê que o próximo governo faça alterações abruptas de política económica, nem muito menos reformas estruturais, que apesar de impopulares poderiam, na sua opinião, melhorar os resultados orçamentais e económicos.

Antes, fora a Standard and Poor`s (S&P) a subir em um grau o `rating` atribuído a Espanha, de A- para A, com perspetiva estável.

A melhoria da nota foi justificada com um crescimento económico superior ao da média europeia, uma trajetória descendente do nível de dívida pública e os avanços na consolidação orçamental.

Tópicos
pub