Défice das balanças corrente e de capital agrava-se para 1.179 ME até abril (BdP)

por Lusa

O saldo conjunto das balanças corrente e de capital foi negativo em 1.179 milhões de euros até abril, agravando-se face aos 290 milhões de euros negativos do mesmo período de 2018, divulgou hoje o Banco de Portugal.

Comparando com o mesmo período do ano passado, o défice da balança de bens aumentou 1.626 milhões de euros, para 5.759 milhões de euros, enquanto o excedente da balança de serviços subiu 62 milhões de euros, para 3.824 milhões de euros.

Ainda nos primeiros quatro meses, as exportações de bens aumentaram, 4,4% para 20.014 milhões de euros, e as de serviços 7,2%, para 9.288 milhões de euros.

Já as importações de bens subiram 12,2% face a período homólogo, para 26.912 milhões de euros, e as de serviços 11,4%, para 5.464 milhões de euros.

Já a balança de rendimento primário caiu em 355 milhões de euros, para 644 milhões de euros, o que o banco central atribuiu ao "aumento dos rendimentos recebidos do exterior" e à "redução dos juros pagos a entidades não residentes".

Ainda até abril, o saldo da balança financeira registou uma redução dos ativos líquidos de Portugal face ao exterior de 647 milhões de euros.

Os passivos aumentaram, com o Banco de Portugal a atribuir ao aumento do investimento de não residentes em títulos de dívida pública portuguesa e em empresas.

"Esta evolução foi parcialmente compensada pelo aumento de ativos, através do investimento dos bancos residentes em títulos de dívida emitidos por não residentes, e pela redução de passivos do Banco de Portugal junto do Eurosistema", segundo o banco central.

pub