Deputado do PS aplaude anunciada requalificação do IP3

por Lusa

O deputado do PS Pedro Coimbra manifestou hoje satisfação com as anunciadas obras de requalificação do itinerário principal 3 (IP3) entre Viseu e Coimbra, que contemplam, numa primeira fase, perfil de autoestrada em 85% do trajeto, sem portagens.

"Ainda há poucas semanas me manifestei publicamente, na Assembleia da República e na comunicação social, pela evidente urgência em requalificar esta importante via, quer por questões de segurança, quer por questões de mobilidade de pessoas e mercadorias, pelo que esta decisão merece todo o meu apoio e aplauso", refere Pedro Coimbra, eleito pelo círculo de Coimbra, citado numa nota de imprensa do PS enviada à agência Lusa.

O parlamentar, que é também presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS, considera que "o investimento de mais de 130 milhões de euros é uma excelente notícia" e "há muito aguardada".

"Os 85% do traçado em perfil de autoestrada e sem portagens são uma boa solução. Não é a solução ideal, mas, sem dúvida, é uma boa solução", declara, reconhecendo a necessidade de "avaliar os restantes 15%, sobretudo onde foi prevista apenas uma via em cada sentido, de forma a tentar encontrar uma melhor solução".

Para Pedro Coimbra, "o importante agora é mesmo avançar rapidamente com a obra".

Segundo a mesma nota, na última semana, o Governo, liderado pelo socialista António Costa, "anunciou a requalificação do Itinerário Principal 3, no troço Viseu-Coimbra, para perfil de autoestrada sem portagens em 85% do seu traçado, o que mereceu o reconhecimento dos autarcas" dos municípios envolvidos, acrescentando que esta via "é uma das mais importantes e movimentadas estradas do país e que se encontra em elevado estado de degradação".

Na segunda-feira, promotores do Movimento pela Requalificação Completa e Adequada do IP3 congratularam-se por esta via entre Viseu e Coimbra ir ser requalificada.

Em conferência de imprensa, o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, disse que, de entre três soluções em cima da mesa, a que o Governo prefere é requalificação do atual IP3, que representa um investimento de 134 milhões de euros.

Esta solução foi apresentada numa reunião realizada na sexta-feira entre o ministro do Planeamento, Pedro Marques, e autarcas das CIM de Viseu e de Coimbra e o Conselho Regional do Centro.

"Está um pouco aquém dos nossos desejos, mas pensamos que, com os estudos que vão ser feitos, tudo isso será melhorado", frisou Rogério Abrantes durante a conferência de imprensa realizada ao lado do IP3, em Tondela, onde estavam outros autarcas da região e os presidentes da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) e do Conselho Regional do Centro.

Segundo o também presidente da Câmara de Carregal do Sal, numa primeira fase, o IP3 terá quatro faixas (2+2) em 85% do seu trajeto, três faixas (2+1) em 12% e duas faixas (1+1) em 03%.

Tópicos
pub