Despedidos seniores do Santander leiloam relógios oferecidos pelo banco

por RTP
DR

A título simbólico, trabalhadores trabalhadores despedidos pelo Santander decidiram realizar hoje a partir das 16h um leilão de relógios que lhes foram oferecidos por ocasião dos seus 30 anos ao serviço do banco.

Um comunicado do MAAD (Movimento de Ação Anti Despedimentos no Banco Santander Totta), a que a RTP teve acesso, explica: "Aos trabalhadores que completaram trinta anos de bom e efetivo trabalho, o Banco Santander atribui um relógio comemorativo dessa longa carreira. Hoje, muitos desses trabalhadores encontram-se excluídos do Banco e/ou em despedimento coletivo".

Ainda segundo o mesmo comunicado, os trabalhadores despedidos recebem o relógio hoje mesmo, precisamente um mês depois de terem sido despedidos por "um banco que continua a lucrar centenas de milhões de euros". O protesto fora de portas realiza-se ao mesmo tempo que, dentro do edifício central do banco, o respectivo presidente faz a entrega solene de relógios a trabalhadores não despedidos.

Por outro lado, o banco tem continuado "a publicar anúncios para recrutamento de trabalhadores em diversas áreas, embora tenha pressionado à saída de mais de 1300 trabalhadores durante o ano de 2021 e tenha em curso o despedimento coletivo de 49 que vão impugnar esse mesmo despedimento". 

Solicitado pelo online da RTP a comentar esta aparente incongruência, o banco não teve ainda qualquer reacção, aguardando-se a todo o momento o que possa dizer.





pub