Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Diretor de Pescas de Bruxelas desdramatiza relatório sobre sardinha

por RTP
José Manuel Ribeiro - Reuters

Entrevistado no Jornal 2, o diretor-geral dos Assuntos Marítimos da Comissão Europeia desdramatizou esta noite o parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar que sugere uma interrupção da pesca da sardinha por um período mínimo de 15 anos. João Aguiar Machado frisa tratar-se, por agora, de um relatório parcial e sem cariz vinculativo.

“O relatório é puramente parcial, não é definitivo. As informações e o parecer definitivo ser-nos-á enviado apenas em outubro. Por isso não há razão para dramatizar. Sabemos que o stock da sardinha está num estado precário. Mas Portugal tem estado a tomar as medidas necessárias”, afirmou o responsável na entrevista ao Jornal 2. A decisão, vincou João Aguiar Machado, será tomada “no Conselho de Ministros em dezembro. Por isso este relatório é puramente parcial, não tem vinculação nenhuma”.


“Teremos de esperar pelo relatório final, em finais de outubro, para termos então os resultados completos”, insistiu.

Segundo o diretor-geral dos Assuntos Marítimos e Pescas da Comissão Europeia, o parecer não é vinculativo. E Bruxelas vai ter “em conta no relatório final os fatores socioeconómicos”.

Quanto às preocupações dos pescadores com a eventual suspensão da sardinha por um período de 15 anos, João Aguiar Machado afirma que “não há, nem vai haver, nenhuma decisão tomada até ao final do ano”.

“A decisão será tomada tendo em conta os resultados do parecer científico, porque o objetivo é também ter em conta que temos que ter uma pesca sustentável. E é necessário assegurar o stock da sardinha, se estiver num estado saudável, para permitir a pesca contínua por muitos anos”, ressalvou o responsável.

“O parecer dos cientistas é importante, mas será apenas uma das peças que se terá em conta na decisão final”, rematou.
Tópicos
pub