Dívida pública de Moçambique sobe para 110% do PIB este ano - CapitalEconomics

por Lusa

A consultora CapitalEconomics considerou hoje que a dívida pública moçambicana deverá aumentar de 102% do Produto Interno Bruto (PIB), no ano passado, para 110%, este ano, antes de descer para o equivalente a 100% da riqueza nacional em 2019.

"A economia de Moçambique vai continuar fraca em 2019", escrevem os analistas, nas Perspetivas Económicas para África relativas ao quarto trimestre deste ano.

No documento, enviado aos investidores e a que a Lusa teve acesso, os analistas escrevem que "o peso da dívida pública mantém-se preocupantemente alto", mas acrescentam que "uma negociação gradual com os credores é mais provável agora do que durante uma crise grave".

Nas previsões económicas, os analistas estimam que Moçambique cresça 3,5% neste e no próximo ano, antes de acelerar para 4% em 2020, um valor bastante abaixo da média da última década, com crescimentos acima de 7%.

Sobre a evolução do valor do metical, lê-se no documento que "depois de cair fortemente em 2015 e depois da divulgação das notícias sobre a dívida escondida do Governo, a moeda manteve-se estável nos últimos meses e as grandes quedas estão ultrapassadas".

As negociações com os credores dos títulos de dívida pública "podem até fazer a moeda valorizar-se um pouco em 2019", estimam os analistas, acrescentando que "isto irá limitar a subida da inflação e permitir aos decisores políticos continuarem a normalizar a política monetária".

Tópicos
pub