Draghi destaca importância de pensar fatores chave do sucesso do euro no futuro

por Lusa

O presidente do Banco Central Europeu deu hoje, em Sintra, o `pontapé de saída` do seu último Fórum do BCE enquanto líder da instituição, destacando a importância de identificar os fatores chave do sucesso do euro no futuro.

"Assinalamos o vigésimo aniversário da União Económica e Monetária (UEM). Como todos os aniversários, esta ocasião oferece-nos uma oportunidade de identificar os fatores chave das políticas que determinarão o sucesso da UEM no futuro", afirmou Mario Draghi no jantar de abertura do Fórum do BCE, que começou hoje em Sintra.

O presidente do BCE salientou que o evento conta com a participação de governadores dos bancos centrais, académicos, decisores políticos e economistas de todo o mundo.

Mario Draghi frisou que a ordem de trabalhos de terça-feira incluirá a análise do nível de convergência da zona euro, a discussão dos principais desafios enfrentados nos últimos 20 anos e também dos fatores chave para o sucesso da União Económica e Monetária nos próximos 20 anos.

O presidente do BCE referiu ainda que o sucesso da zona euro depende da capacidade dos Estados-membros assegurarem a prosperidade, no âmbito de "numerosos desafios", incluindo, entre outros, a necessidade de aumentar a produtividade, uma sociedade cada vez mais envelhecida e um contexto internacional cada vez mais complexo.

O último Fórum do BCE com Mario Draghi na liderança começou hoje, em Sintra, e decorre até quarta-feira, sob o mote dos 20 anos da zona euro.

O mandato de Draghi termina em 31 de outubro e os nomes mais referidos para lhe suceder incluem o governador do Banco de França, François Villeroy de Galhau, o membro da Comissão Executiva do BCE, Benoît Coeuré, o governador do Banco da Finlândia, Olli Rehn, e o seu antecessor Erkki Liikanen, e o presidente do Bundesbank (o banco central alemão), Jens Weidmann.

Tópicos