"É possível crescer acima dos 2% este ano"

por João Fernando Ramos, Rui Sá

O ministro da economia garante o país vai este ano crescer acima dos 2%. No Jornal 2 Manuel Caldeira Cabral. "Podemos ter já nos primeiros trimestres do ano crescimentos homólogos acima desse número, mas não gosto de colocar metas. O importante é continuar a trabalhar para manter a aceleração da economia que já vem do ano passado".

O ministro da economia lembra as revisões em alta das previsões económicas de instituições como o Banco de Portugal e fala em crescimento sustentado com o desemprego a baixar claramente da meta dos 10% este ano.

"Há que assinalar o facto de o crescimento acontecer por via do aumento das exportações e do investimento", destaca Manuel Caldeira Cabral que diz ter nas candidaturas aos fundos estruturais a garantia de que o investimento privado, tanto nacional como estrangeiro, vai registar este ano um aceleramento significativo.

"Há investimento na indústria transformadora para novos projetos e para o aumento da capacidade dos existentes, e também investimento em inovação que o governo está a estimular com o programa "interface", que quer reforçar a ligação das empresas às universidades demonstrando que a competitividade não se ganha pelos baixos salários mas pelo valor acrescentado que a inovação proporciona".

No Jornal 2 o ministro comenta o Brexit como uma oportunidade para a captação de empresas atualmente baseadas no Reino Unido e que querem continuar a operar no seio do mercado único europeu. "Temos sido procurados por muitas empresas".

O governante destaca neste movimento as empresas tecnológicas ("O facto de ter vindo para o nosso país uma incubadora inglesa de Starup's trouxe já muitas empresas") que encontram no nosso país as infraestruturas e a mão de obra especializada de que necessitam "num ambiente em que os custos de contexto e operação são mais baixos do que nos seus países de origem".
pub