Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Economia portuguesa regista a 2ª maior queda da Zona Euro

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 13 Fev (Lusa) - A economia portuguesa teve a segunda maior contracção entre os países da Zona Euro, no quarto trimestre, face ao trimestre anterior, de acordo com os dados do Eurostat hoje divulgados.

Os números do gabinete de estatística europeu mostram que o conjunto da Zona Euro viu o seu Produto Interno Bruto (PIB) recuar 1,5 por cento no quarto trimestre de 2008, face ao terceiro trimestre.

Em Portugal, essa descida foi de 2,0 por cento, o segundo valor mais elevado no conjunto dos países do euro, só inferior à queda de 2,1 por cento da Alemanha.

No conjunto da União Europeia, Portugal surge na terceira pior posição, atrás da Lituânia e da Alemanha. No entanto, dos 27 Estados-membros só existem ainda dados disponíveis para 15 países.

A Espanha, um dos principais parceiros comerciais de Portugal, viu o PIB cair 1,0 por cento.

Em termos homólogos, ou seja, comparando o quarto trimestre de 2008 com o mesmo trimestre de 2007, Portugal surge na terceira pior posição, com um recuo do PIB de 2,1 por cento, quase o dobro da queda média da Zona Euro (1,2 por cento).

A liderar as quedas homólogas da Zona Euro esteve o recuo de 2,6 por cento da Itália. No conjunto da União Europeia, as quedas foram lideradas pelo Letónia (10,5 por cento) e pela Eslováquia (2,7 por cento).

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje os dados do PIB para Portugal e refere que a penalizar a economia, no final de 2008, esteve o recuo da procura interna (consumo e investimento) e a diminuição "expressiva" das exportações.

IRE

Lusa/Fim


pub