Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Empresas de seguros investiram 151,8 ME na adoção de medidas em 2020

por Lusa

As empresas de seguros adotaram medidas no valor global de 151,8 milhões de euros, face à pandemia de covid-19, em 2020, incluindo a devolução dos prémios e aumento de custos com sinistros, foi hoje anunciado.

"[...] No seguimento das medidas restritivas implementadas em Portugal, as empresas de seguros adotaram medidas que resultaram da aplicação do decreto-lei n.º 20-F/2020, de 12 de maio, assim como medidas de livre iniciativa, que totalizaram 151,8 milhões de euros e assumiram um impacto de 31,8% nos resultados técnicos", indicou, em comunicado, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

O diploma em causa estabelece um regime excecional relativo aos contratos de seguro, perante o impacto da pandemia no setor.

As medidas em causa incluíram a devolução de 78,1 milhões de euros do total de prémios, a subida dos custos com sinistros e outras rubricas no montante de 35,9 milhões de euros e o reforço de provisionamento no montante de 37,8 milhões de euros.

Por outro lado, o rácio de sinistralidade fixou-se em 62,8% e o resultado técnico global em 325,3 milhões de euros, abaixo dos 477,1 milhões de euros estimados.

A aplicação das medidas previstas no decreto-lei, entre 13 de maio de 2020 e 31 de dezembro do mesmo ano, ascenderam a cerca de 10,7 milhões de apólices de vários ramos.

No documento, a ASF destacou ainda a modalidade de acidentes de trabalho, com um resultado técnico que caiu mais de 70%, passando de 32,6 milhões de euros para 7,5 milhões de euros.

Já no seguro automóvel e no seguro de doença, o impacto das medidas ultrapassou os 30%, com os resultados técnicos a registarem quebras respetivas de 61,6 milhões de euros e 35,1 milhões de euros.

Para a realização desta análise sobre os ramos não vida das empresas de seguros com sede em Portugal, a ASF fez um pedido de reporte de informação, que incluiu as principais rubricas de ganhos e perdas de 2020, as medidas adotadas e o respetivo impacto, bem como o cálculo da provisão para riscos em curso.

Tópicos
pub