Euro acima de 1,04 dólares após melhoria da confiança empresarial na Alemanha

por Lusa
Dado Ruvic - Reuters

O euro manteve-se acima de 1,04 dólares depois da melhoria da confiança das empresas na Alemanha em novembro.

O euro estava a ser negociado por volta das 09:30 em Lisboa a 1,0420 dólares, contra 1,0370 dólares na quarta-feira, tendo anteriormente valorizado para 1,0450 dólares depois de as atas da Reserva Federal (Fed) apontarem para uma subida da taxa de juro mais baixa em dezembro.

As atas da última reunião de política monetária da Fed publicadas na quarta-feira indicam que a maioria dos membros da instituição acredita ser apropriado abrandar o ritmo de subida das taxas de juro em breve, pelo que o aumento de dezembro poderá ser de 50 pontos base.

Segundo a Efe, muitos analistas comentaram também que havia uma incerteza considerável sobre o nível final das taxas de juro e que este limite máximo dependerá dos próximos dados económicos, embora provavelmente seja "um pouco mais elevado do que tinham esperado anteriormente".

O dólar depreciou-se para o nível mais baixo face ao euro desde agosto.

O Banco Central Europeu (BCE) publica hoje as atas da sua reunião de política monetária de outubro, na qual aumentou o preço do dinheiro em três quartos de um ponto para 2% e anunciou novas condições para operações de liquidez a três anos.

pub