Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Financiamento do Estado sobe para 7,0 mil ME até setembro

por Lusa
dr

O financiamento das administrações públicas foi de 7,0 mil milhões de euros até setembro de 2020, valor que compara com 1,3 mil milhões de euros negativos registados em igual período de 2019, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).

Segundo o banco central, desde o início do ano até setembro as administrações públicas financiaram-se junto de bancos residentes em 5,5 mil milhões de euros e junto do exterior em 3,3 mil milhões de euros.

Em contrapartida, neste período, o financiamento das administrações públicas junto de outros residentes totalizou -1,8 mil milhões de euros.

O financiamento através de títulos foi de 18,6 mil milhões de euros. Em compensação, verificou-se um financiamento em empréstimos líquidos de depósitos de -11,6 mil milhões de euros, sinaliza o BdP.

O financiamento das administrações públicas é uma estatística mensal que mede as necessidades de financiamento líquidas do setor, isto é, as variações de passivos em títulos e empréstimos deduzidos da variação dos ativos em depósitos e títulos de dívida.

Sendo um indicador apresentado como uma variação acumulada desde o início de cada ano, um valor negativo significa que, em termos líquidos, no período em questão, as administrações públicas amortizaram dívida ou, em alternativa, aumentaram as suas aplicações em ativos financeiros.

pub