Fisco realizou apenas um terço das ações de controlo planeadas entre 2009 e 2013 - IGF

por Lusa

Lisboa, 27 jun (Lusa) -- A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) realizou apenas um terço das ações de controlo previstas relativamente à declaração modelo 38 (para operações transfronteiriças) entre 2009 e 2013, segundo a Inspeção-Geral de Finanças (IGF).

Uma das conclusões do relatório da IGF, que o Ministério das Finanças enviou hoje à noite à comunicação social, é que o Fisco "apenas executou um terço das ações de controlo planeadas sobre as declarações modelo 38 para o período de 2009 a 2013.

Em causa está uma "falha na integração de registos" que afetou 20 declarações modelo 38, uma "insuficiência" que os peritos do Instituto Superior Técnico (IST) que apoiaram a auditoria concluíram ser "extremamente improvável" ter sido causada por mão humana mas que "teve consequências ao nível do tempestivo e integral controlo das transferências transfronteiriças no montante de 10.133 milhões de euros" entre 2011 e 2014.

A IGF refere ainda que, naquele período, "a maioria dos montantes transferidos teve como ordenantes entidades não residentes e sem atividade económica direta em Portugal, representando 78% do valor das transferências para paraísos fiscais".

Ou seja, quase 80% dos montantes foram transferidos para paraísos fiscais por entidades que não só não são residentes no território português como não desenvolvem atividade no país.

Segundo a IGF, o Fisco justifica o não controlo destes montantes com o facto de os rendimentos auferidos serem sujeitos a retenção na fonte a título definitivo, uma posição que a IGF considera ser de pouca cautela.

"Considera-se que esta posição da AT não acautela a verificação e confirmação eventual da origem interna desses montantes e da natureza das respetivas operações económicas", lê-se no relatório.

Outra conclusão apresentada pela IGF é que, desde 2009, o ano em que a declaração modelo 38 entrou em vigor, "os critérios e as metodologias utilizadas no controlo das transferências transfronteiriças não sofreram alteração, apesar de a AT já dispor de informação que lhe permite, designadamente, uma melhor delimitação dos subuniversos de contribuintes a controlar e a verificação da origem dos respetivos rendimentos".

Entre 2011 e 2015, enquanto Paulo Núncio era secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, não foram publicadas as estatísticas da AT com os valores das transferências para `offshore`, uma publicação que passou a ser feita em 2010, por despacho do então secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Sérgio Vasques (último governo de José Sócrates).

As estatísticas só voltaram a ser publicadas no Portal das Finanças por decisão do atual secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, sendo que o Ministério das Finanças detetou que houve 20 declarações de operações transfronteiras (os modelos 38, enviadas pelos bancos ao Fisco) que "não foram objeto de qualquer tratamento pela Autoridade Tributária".

Tópicos
pub