Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Fitch reafirma notação de BBB à dívida pública de Portugal

por RTP
Brendan McDermid - Reuters

A Fitch reafirmou esta sexta-feira a sua nota de triplo B (BBB) para a dívida pública portuguesa, o que a mantém na categoria de investimento, onde tinha sido colocada pela agência de notação financeira em dezembro passado. A empresa de ratings manteve também a perspetiva estável, o que indicia a manutenção da notação ora reafirmada.

Em comunicado, a agência atribui a sua decisão, por um lado, à ponderação das capacidades institucionais de Portugal, em que se situa acima dos outros países com a mesma classificação em variáveis como rendimento por pessoa ou desenvolvimento humano, e, por outro lado, à melhoria de indicadores económicos e orçamentais conjugada com níveis elevados de dívida pública e externa e vulnerabilidades no sector financeiro.

A Fitch salientou que a tendência de redução da dívida pública manteve-se desde a última revisão do rating de Portugal, em 15 de dezembro, que melhorou em dois patamares a nota atribuída, de BB+ para BBB, o segundo nível da categoria de investimento. O que se passou desde então reforçou o entendimento da agência de que a trajetória de redução da dívida é firme e vai continuar no médio prazo.

Das quatro agências de rating, a Fitch é a que atribui atualmente a melhor notação à dívida nacional. Em dezembro, a Fitch não só tirou Portugal do "lixo", como subiu a nota a dois dois níveis, considerando as obrigações portuguesas como "investimento".

Como desafios para o futuro, a Fitch continua a apontar os níveis elevados de endividamento do país e as vulnerabilidades no setor financeiro. A agência destaca, por outro lado, as melhorias nas condições do mercado de trabalho e a redução do desemprego. A Fitch refere ainda que espera que se mantenha uma política orçamental com rigor e que cumpra os compromissos europeus.

(com Lusa)
Tópicos
pub