Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Fluxo de Investimento Direto Estrangeiro caiu 19% para 1,2 biliões de dólares em 2018 (ONU)

por Lusa

O investimento direto estrangeiro caiu 19%, para 1,2 biliões de dólares, de acordo com o Monitor das Tendências de Investimento das Nações Unidas, revelando também uma queda inédita de 73% de fluxos financeiros para a Europa.

"O investimento direto estrangeiro nos países desenvolvidos caiu 40% para uns estimados 451 mil milhões de dólares, principalmente devido ao repatriamento de lucros acumulados pelas empresas multinacionais norte-americanas, no seguimento das reformas fiscais", lê-se no relatório que é hoje divulgado em Genebra pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Isto, acrescenta, "causou um declínio sem precedentes de 73% nos fluxos para a Europa, que caíram [de 372 mil milhões] para apenas 100 mil milhões de dólares, um valor observado pela última vez nos anos 1990", enquanto nos EUA também foi registada uma descida, de 18%, para 226 mil milhões de dólares.

A nível global, o investimento direto estrangeiro caiu de 1,47 biliões de dólares em 2017, para 1,2 biliões no ano passado, comprovando "a terceira queda consecutiva do IDE, que desceu para o nível mais baixo alcançado depois da crise financeira global" de 2008 e 2009, segundo a ONU.

Em contrapartida, o investimento em países em desenvolvimento "continuou resiliente, tendo aumentado 3%, para 694 mil milhões de dólares", principalmente na Ásia (5%) e em África (6%), embora concentrado em poucos países.

"Olhando para o futuro, uma recuperação é provável este ano mas a tendência permanece fraca", escrevem os analistas da ONU, notando que como os repatriamentos de capitais nas economias desenvolvidas diminuíram no terceiro trimestre, "os fluxos para os países desenvolvidos vão reverter para os níveis normais".

Tópicos
pub