Francisco Assis é o novo presidente do CES

por RTP

Francisco Assis tomou posse como presidente do Conselho Económico e Social (CES), esta quinta-feira, na Assembleia da República. O antigo líder parlamentar do PS deixou apelou à necessidade de haver "consenso", diálogo e uma "grande concertação".

Na cerimónia de Tomada de Posse, Francisco Assis começou por expressar a "honra" de assumir a presidência do CES, sucedendo António Correia Campos, a quem elogia pela "forma brilhante" como desempenhou o cargo.

"É para mim uma honra muito especial e uma distinção muito particular, suceder uma personalidade como o Professor Correia de Campos", afirmou."É uma honra e uma responsabilidade enorme suceder a uma personalidade desta dimensão nestas funções".

Considerando o contexto de crise e incerteza "existencial", o ex-líder parlamentar socialista apelou à "disponibilidade especial para a promoção de alguns entendimentos, de alguns consensos e de uma grande concertação".

"A Assembleia da República tem dados provas dessa vontade de promover amplos consensos inter-partidários", continuou, acrescentando que "é igualmente importante que isto se projete no plano económico e no plano social".

O CES tem um "grande tarefa pela frente" mas tem de prosseguir com o que de "muito bom tem feito", na ótica do agora presidente, no sentido de promover o consenso e o "diálogo entre os diferentes segmentos da sociedade civil portuguesa".

"O apelo ao consenso não é um apelo a um país anestesiado", rematou.
pub