Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Galp paga dividendo de 50 cêntimos por ação em 2017

por Lusa

A Galp Energia vai pagar um dividendo de 50 cêntimos por ação em 2017 referente ao exercício de 2016, valor de remuneração acionista que se deverá manter inalterado nos anos seguintes.

"A Galp assume um dividendo estável tendo como referência os 50 cêntimos por ação", adiantou hoje a petrolífera, mas este montante poderá ser ajustado "tendo em conta a geração de `cash flow` [fluxo financeiro]".

Este valor é superior ao que foi pago em 2016, relativo ao exercício de 2015, que se ficou pelos 41 cêntimos por ação.

Em comunicado, a companhia liderada por Carlos Gomes da Silva refere o plano de manter uma remuneração acionista estável nos próximos anos: "A partir de 2017, o dividendo será ajustado tendo em conta a geração de `cash flow`, as oportunidades de novos investimentos e uma estrutura de capitais sólida".

A Galp Energia obteve em 2016 um resultado líquido ajustado de 483 milhões de euros, uma redução de 24% face aos 639 milhões alcançados no período homólogo de 2015, anunciou hoje a petrolífera.

Em comunicado ao mercado, a Galp Energia informou hoje que em 2016 o resultado líquido totalizou os 483 milhões de euros, menos 156 milhões do que no período homólogo, adiantando que "o impacto dos eventos não recorrentes, incluindo imparidades, foi de 324 milhões de euros".

Os resultados foram ainda impactados pela descida das margens de refinação, que baixou de 4,3 dólares por barril (face aos seis dólares no período homólogo), da queda nas vendas totais de gás natural, adianta a Galp em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários antes da abertura do mercado.

Já a comercialização de produtos petrolíferos manteve uma contribuição estável para os resultados.

pub