Governo aprova 56 ME para compra e manutenção de material para Metro do Porto
| Economia
O Governo aprovou hoje a verba de 56,1 milhões de euros para a compra de material e manutenção, por cinco anos, para o metro do Porto, segundo decisão tomada no Conselho de Ministros.
Segundo foi anunciado depois da reunião semanal dos ministros, "para a aquisição de material circulante e da manutenção durante cinco anos, está prevista uma despesa de 56,1 milhões de euros, devendo as 18 composições estar disponíveis em 2022".
Para inverter os "efeitos nefastos em termos ambientais e de qualidade de vida" devido ao uso do transporte individual em "deslocações pendulares" surgiu o plano de expansão do metro do Porto.
O plano contempla a construção da linha Rosa (Casa da Música -- S. Bento), a expansão da linha Amarela (Santo Ovídio -- Vila D`Este) e a construção de um Parque de Material e Oficina (PMO) em Vila D`Este.
"Nessa conformidade, por forma a garantir a frota necessária à operação de todas as linhas do Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto, importa aprovar a proposta de aquisição de 18 novas composições de Material Circulante, com cinco anos de manutenção incluída", lê-se na informação disponibilizada.