Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Governo aprova criação do Banco de Fomento para financiar PME

por Lusa

Lisboa, 11 set (Lusa) - O Governo aprovou hoje a criação da Instituição Financeira de Desenvolvimento, conhecido como Banco de Fomento, e os respetivos estatutos, com o objetivo de "colmatar insuficiências do mercado no financiamento das Pequenas e Médias Empresas [PME]".

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, que se prolongou por mais de sete horas, "a instituição privilegia uma intervenção de natureza grossista, operando em estreita parceria e complementaridade com o sistema financeiro".

A intenção do Governo era que a o Banco de Fomento estivesse operacional ainda no segundo semestre de 2014.

O ex-ministro da Economia Álvaro Santos Pereira foi o grande defensor de um Banco de Fomento para apoiar as PME.

O Governo entregou em maio o pedido de autorização para a criação da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) ao Banco de Portugal, que tinha seis meses para se pronunciar.

A nova instituição pública de crédito terá um capital inicial próximo dos 100 milhões de euros e pretende potenciar uma capitalização de 10 mil milhões de euros.

A comissão instaladora do IFD é liderada pelo antigo diretor-geral do Millennium investment banking, Paulo de Azevedo Pereira da Silva, e mantém como vogais Carla Chousal, ex-administradora da RTP e do BPI, e Nuno Miguel Soares, que também integrou a direção do BCP.

Tópicos
pub