Governo com 1400 pedidos de apoio para manutenção de postos de trabalho

por RTP

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social revelou em entrevista à RTP que já deram entrada na Segurança Social 1.400 processos para apoio a empresas face à pandemia. Ana Mendes Godinho garante que vão ser criados automatismos para pagar os apoios a 28 de abril, deixando para mais tarde o controlo do pedido.

A ministra refere ainda que os casos de despedimentos suspeitos, reportados pela CGTP, estão a ser encaminhados para a Autoridade das Condições de Trabalho para serem fiscalizados e para impedir que haja comportamentos abusivos. A ministra não avançou números, mas lembrou que os apoios criados dependem sempre de não haver despedimentos ou extinção de postos de trabalho para acautelar despedimentos ilegais.

Quanto às críticas de Rui Moreira sobre o atraso nos testes à Covid-19 nos lares do Porto, a ministra diz estranhar essa posição do autarca do Porto, dizendo que falou três vezes com ele no fim de semana para por em prática estes testes, numa parceria entre serviço de saúde e autarquia.
pub