Governo destaca aumento das exportações e do investimento privado

| Economia
Governo destaca aumento das exportações e do investimento privado

A ver: Governo destaca aumento das exportações e do investimento privado

O ministro da Economia já reagiu aos dados divulgados pelo INE, que revelam que a economia portuguesa cresceu no ano passado, 2,1 por cento. Pedro Siza Viera destaca o aumento das exportações e do investimento privado como as principais causas para essa subida.

“Portugal continua a crescer significativamente, acima da média da União Europeia e da Zona Euro. O processo de convergência com a Europa dura há mais de nove trimestres, o que significa que é o período mais longo de convergência com a Europa que temos desde o início do século”, frisou Pedro Siza Viera

O ministro da Economia destaca que o aumento da economia assentou “principalmente num crescimento forte das exportações portuguesas que cresceu cerca de 5,3 por cento e também um crescimento muito forte do investimento privado”.

“São três anos de crescimento das exportações acima daquilo que é a média do crescimento da economia e também três anos de crescimento muito forte do investimento privado”, frisou.

Pedro Siza Vieira que o grande dinamismo do mercado de emprego é explicado pelo crescimento da economia. “Mais de 390 mil empregos criados nestes últimos três anos”.

“É também refletida na grande confiança que os investidores externos têm no comportamento do país em matéria económica”, realçou.

O ministro da Economia destacou ainda “que para os próximos tempos, todas as instituições continuam a projetar um crescimento da economia portuguesa acima da média da Zona Euro e isso assenta também num comportamento muito dinâmico do investimento empresarial privado, quer nacional quer estrangeiro, que é também um sinal de confiança na capacidade da nossa economia”.

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.