Governo espera aprovação de reforma da floresta quarta-feira

por Lusa

Bruxelas, 18 jul (Lusa) -- O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse hoje, em Bruxelas, que a aprovação da "mais profunda reforma florestal" portuguesa, que inclui a questão da área de plantação de eucalipto, deverá ter lugar na quarta-feira, na Assembleia da República.

"Temos estado numa intensa negociação com todos os partidos políticos que queiram participar na que será, porventura, a mais profunda reforma que a floresta portuguesa conheceu. É uma questão nacional e o Governo tem estado totalmente disponível para encontrar os acordos possíveis que permitam viabilizar esta reforma", disse o ministro.

A primeira fase é constituída por 12 diplomas, sete dos quais já estão publicados em Diário da República e outros cinco aguardam aprovação no parlamento e que devem ser votados nesta quarta-feira, explicou.

A questão do plantio de eucaliptos está ainda em discussão, "tendo o Governo mostrado disponibilidade para flexibilizar posições", nomeadamente ir um pouco mais além na transferência de plantações e permitir que a um hectare de outras culturas corresponda "um pouco menos" de área de eucaliptal.

A aprovação dos diplomas compete exclusivamente ao parlamento, lembrou Capoulas Santos, salientando que há acordo sobre os princípios.

"Todos queremos uma floresta bem gerida, ordenada, queremos o património florestal identificado, queremos saber aquilo que não tem dono e qual a melhor forma de o aproveitar, todos estamos de acordo quanto a estes princípios, o desacordo vem sobre a forma de os concretizar", sublinhou.

O Governo iniciou o processo de reforma da floresta em agosto de 2016 e apresentou os diplomas à Assembleia da República em abril, após discussão pública.

Luís Capoulas Santos falava aos jornalistas à margem de uma reunião do Conselho de ministros da Agricultura da União Europeia.

Tópicos
pub