Governo pagou 1.600 ME ao setor agrícola e florestal em 2020

por Lusa
RTP

O Governou pagou 1.600 milhões de euros ao setor agrícola e florestal em 2020, mais 160 milhões de euros em comparação com 2019, anunciou hoje, em Lisboa, a ministra da Agricultura.

"Pagámos ao setor agrícola e florestal 1.600 milhões de euros, um acréscimo de 160 milhões de euros relativamente a 2019", indicou Maria do Céu Antunes, que falava numa audição parlamentar de Agricultura e Mar.

Entre as operações efetuadas, a governante destacou o adiantamento de 487 milhões de euros no âmbito do Pedido Único e uma medida excecional, criada em dezembro, para apoiar os setores mais afetados com a pandemia de covid-19, no valor de 12,2 milhões de euros.

O Pedido Único é uma solicitação de pagamento direto das ajudas que integram os regimes sujeitos ao sistema integrado de gestão e controlo, segundo a informação disponibilizada no `site` do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).

Os pagamentos diretos aos agricultores foram reforçados em 85 milhões de euros com a transferência entre pilares do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

No ano passado, o setor do vinho foi também apoiado com 11 milhões de euros.

"Os nossos agricultores trabalharam diante as dificuldades. Criaram condições para se adaptarem e irem ao encontro desta nova realidade [covid-19]. O papel do ministério foi de acompanhar e monitorizar o que é o desafio que se foi colocando à agricultura portuguesa", notou.

Tópicos
pub