Governo recebe em setembro 45 pedidos para produção de renováveis sem subsídios

por Lusa

O Governo recebeu em setembro 45 pedidos para construção de centrais solares e parques eólicos, sem subsídio à produção, num total de mais de 1.000 megawatts (MW) de potência, de acordo com o Ministério da Economia.

Segundo a secretaria de Estado da Energia, os novos projetos em regime de mercado, que serão agora submetidos à avaliação e triagem da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), resultam do período de candidatura que decorreu de 01 a 15 de setembro último.

"A esta lista somam-se outros 46 projetos de centrais fotovoltaicas que se encontram em fase de tramitação processual na DGEG, resultantes de anteriores períodos de licenciamento, num total de cerca de 1.100 MW", refere a nota do gabinete de Jorge Seguro Sanches.

Até ao momento, este Governo aprovou 521 megawatts, correspondentes a 14 centrais fotovoltaicas, num investimento estimado de 381 milhões de euros.

"O crescente interesse manifestado pelos promotores é um sinal claro da mudança de paradigma no sector das renováveis", destaca o Ministério da Economia, referindo-se à produção de energia limpa a preço de mercado.

pub