Greve de motoristas. Decretados serviços mínimos entre 50 a 100 por cento

por Antena 1

Foto: Lusa

Entre 50 a 100 por cento de serviços mínimos, assim decretou o governo face à greve dos motoristas de matérias perigosas.

Os serviços mínimos para a greve com iníco marcado para 12 de agosto e por tempo indeterminado entram em vigor às zero horas desse dia.

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, explicou que há vários setores em que têm que ser garantidos 100% dos trabalhadores, a começar, desde logo, pelo abastecimento da rede de emergência, bombeiros e forças de segurança.

Têm também de ser garantidos trabalhadores a 100 por cento para assegurar o funcionamento de hospitais e outras unidades de saúde

O ministro do Trabalho lembrou ainda que as operações de cargas e descargas
estão incluídas nestes serviços mínimos.

Na declaração feita esta tarde o governo anunciou ainda 50 a 75% de trabalhadores que têm que estar disponíveis para outros setores como o abastecimento dos restantes postos do país, ou o abastecimento a serviços públicos de transporte de passageiros ou de bens alimentares.

O ministro do Ambiente decretou hoje, preventivamente, estado de emergência energética, no âmbito do pré-aviso de greve dos motoristas para a próxima segunda-feira, permitindo a constituição da rede de postos de abastecimento.

"Estamos em condições de decretar, preventivamente, estado de emergência energética (...), que tem dois objetivos: permite a constituição da Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) e garantir a prontidão dos serviços de segurança", anunciou João Pedro Matos Fernandes, numa conferência de imprensa no Ministério do Trabalho, em Lisboa.
pub